MILITANTE DA ASMA

Assim como Pai Engenheiro, tenho asma. De uma maneira mais leve e não tenho ataques a anos, mas continuo a tendo mesmo assim. O que é perfeitamente normal, certo? Muita gente por aí tem, e não é nada para se envergonhar etc. e tal, mas Pai Engenheiro era militante da asma. 

Sim, isso mesmo.

Existia um evento que era uma Convenção de Asmáticos, e Pai Engenheiro foi durante muito tempo uma espécie de presidente leigo da Associação de Asmáticos.

É sério isso.

Desde muito pequena eu ia nas Convenções de Asmáticos, assistia as palestras sobre o Monstro Ácaro e aprendia que tapetes e cortinas eram os grandes esconderijos do meu arqui-inimigo. 

A grande convenção era no Parque Ibirapuera e ocorria anualmente. Ficava depois da Ponte das Carpas e milhares de pessoas se reuniam com as camisetas brancas com as janelas azuis abertas desenhadas. Como ia todo ano, sempre tinha um ou outro que já me conheciam de palestras passadas, sempre perguntavam logo depois do “olá”:

— Como está a sua asma?

Pai Engenheiro passava a mão no top da minha cabeça e respondia com orgulho.

— Tá tratando né, mas sabe como é, tem asma, né.

A pessoa geralmente balançava a cabeça sorrindo e dizendo:

— Bem-Vindos.

Apesar do anual e principal encontro de asmáticos acontecer no Ibirapuera, havia diversas espalhadas em toda São Paulo. Leitor, acredite em mim quando digo que fui em todas.

Ouvia os discursos sobre a eficácia das bombinhas e via os vídeos do Brônquio-Bill, o amigo do peito, contra Zácaro, o amigo dos ácaros e lia os gibis que eram distribuídos junto com as camisetas. 

Um dos panfletos que eram distribuídos. Pai Engenheiro que me enviou essa foto, ele é engenheiro e não sabe tirar foto portanto, me desculpa a qualidade mas tá vendo como existe mesmo?

Pai Engenheiro delirava com as palestras e os debates. Acho que ele gostava que o nosso pulmão quebrado trazia uma ligação no fundo do peito entre nós.

Eu sempre voltava para casa com um sono incontrolável e diversos aprendizados sobre Asma e rinite. Como por exemplo: no Brasil, tem mais ou menos 20 milhões de asmáticos; A asma é uma doença mundial e crônica; O ácaro é meu inimigo e que anualmente ocorrem 350 mil internações por conta da asma. 

Se você tem, você pode ser uma delas. #cuidado.

Por conta disso, se perceber que está travando, não hesite, sua vida está em risco, mantenha a calma e use a bombinha. Conte dez segundos segurando o ar na boca e solte aos poucos.

Fonte: Associação Brasileira de Asmáticos.

Acho que se eu continuasse indo, saberia tanto ao ponto de dar uma palestra ou no mínimo sairia com um diploma. Mas por algum motivo os encontros militantes deixaram de acontecer eu tive que deixar esse meu futuro brilhante de militante da asma de lado.

Com isso, leitor, eu te afirmo que apesar de não ter um visual esteticamente agradável para ser capa da Vogue, eu tenho um DNA digno de convenções de asmáticos, além de ter aparecido em alguns jornais asmáticos, então…

Com todo o meu amor, 

como sempre, 

S. Ganeff

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: